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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

SANTOS, Mônica Pereira dos; NASCIMENTO, Alline Gonçalves do; MOTTA, Evanir da Rocha  y  CARNEIRO, Lillian Auguste Bruns. O index para a inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.4, pp.485-495. ISSN 1413-6538.  https://doi.org//10.1590/S1413-65382014000400002.

Quando nos propomos a realizar uma pesquisa acadêmica em qualquer área do conhecimento, a coerência com o embasamento teórico em que essa pesquisa está fundamentada constitui um dos principais fatores que respondem pela credibilidade dos resultados que pretendemos alcançar. O distanciamento desse embasamento teórico por qualquer motivo, bem como a tentativa forçada de lhe atribuir novos significados para atender aos objetivos do pesquisador, acaba por descaracterizar a pesquisa, ocasionando uma cisão entre a teoria e o que se pretende atingir na prática. É nessa perspectiva que este artigo apresenta uma análise crítica a um trabalho publicado na coletânea Preconceito e Educação Inclusiva, coordenada por José Leon Crochik e organizada pelo Laboratório de Estudos sobre o Preconceito da USP. O referido trabalho, intitulado Análise de formulário de avaliação de inclusão escolar, traz em si uma contradição entre a teoria em que está fundamentado e o que seus autores realmente pretendem alcançar com a pesquisa, fato que nos chamou a atenção, tendo em vista ser do nosso conhecimento o sentido original da proposta lançada pelo Index para Inclusão, de Booth e Ainscow, trabalho em que os autores se basearam para a realização dessa pesquisa. Nossa intenção é, portanto, assinalar os principais pontos do artigo em questão, que divergem da proposta original do Index para Inclusão, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão do Index, importante trabalho destinado aos profissionais que se dedicam aos estudos e projetos voltados para a inclusão em educação.

Palabras clave : Educação Especial; Inclusão em Educação; Index para a Inclusão; Pesquisa.

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