SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Entrelace entre gênero, sexualidade e deficiência: uma história feminina de rupturas e empoderamentoAtividades de vida autônoma na escola de tempo integral: aluno com deficiência visual - perspectivas educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

PALAMIN, Maria Estela Guadagnucci; GUILHERME, Arnaldo; MOTTI, Telma Flores Genaro  y  RAFACHO, Marina Bigeli. A ansiedade materna durante o diagnóstico da deficiência auditiva: contribuição da intervenção psicológica. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.4, pp.569-580. ISSN 1413-6538.  https://doi.org//10.1590/S1413-65382014000400008.

O objetivo desse estudo foi avaliar o grau de ansiedade de mães de crianças com deficiência auditiva por meio da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), antes e após os procedimentos de diagnóstico audiológico, aconselhamento e orientação psicológica realizados por uma equipe interdisciplinar. Participaram 164 mães de crianças menores de seis anos de idade. Durante os atendimentos da psicologia foi observado que o grupo proporcionou a troca de experiências e auxiliou as mães que vivenciavam os mesmos problemas. Os resultados indicaram que os níveis de Ansiedade Traço e Ansiedade Estado se apresentaram reduzidos com significância estatística na segunda aplicação do IDATE. Os maiores índices de redução foram constatados para as mães casadas, de 21 a 30 anos de idade, da classe socioeconômica baixa superior, com ensino fundamental incompleto e filhos de três e quatro anos de idade, com perda auditiva profunda bilateral.

Palabras clave : Educação Especial; Psicologia; Ansiedade; Deficiência Auditiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )