SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4A percepção dos coordenadores de licenciaturas da UEL sobre altas habilidades/superdotação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

CARDOSO, Adriana Oliveira Guimarães  e  BECKER, Maria Alice d'Avila. Identificando adolescentes em situação de rua com potencial para altas habilidades/ superdotação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.4, pp.605-614. ISSN 1413-6538.  https://doi.org//10.1590/S1413-65382014000400011.

A presente pesquisa investigou adolescentes em situação de rua com potencial para Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O método utilizado foi a Inserção Ecológica abrangendo visão contextualizada mediante a história de vida, características dos sujeitos, concepções sobre as potencialidades nos contextos de interação, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Os participantes envolveram os técnicos do Programa Municipal Criança Urgente, quatro adolescentes indicados, seus responsáveis e professores daqueles que frequentavam a escola durante a pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram: Escala para Avaliação das Características Comportamentais de Habilidades Superiores adaptada de Renzulli-Hartman; Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil; TAEC - Test de Abreacción para Evaluar La Creatividad e Entrevistas Semiestruturadas. O cruzamento dos dados obtidos permitiu delinear o perfil de potencialidades de cada adolescente pesquisado. Estas contribuem para o reconhecimento, aceitação e valorização da cidadania e superação das adversidades em benefício social.

Palavras-chave : Educação Especial; Meninos de Rua; Altas Habilidades; Superdotação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )