SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Demandas de Professores Decorrentes da Inclusão EscolarPossibilidades da Tutoria de Pares para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Técnico e Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

ZAFANI, Mariana Dutra; OMOTE, Sadao  y  BALEOTTI, Luciana Ramos. Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física: Construção, Aplicação e Análise de Dados. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.23-38. ISSN 1413-6538.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000100003.

o artigo descreve os procedimentos para a construção, aplicação e análise de dados de um instrumento de avaliação denominado Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Este protocolo visa a identificar a percepção dos pais e a dos professores acerca de dois aspectos do desempenho de crianças com deficiência física, a saber, capacidade ou incapacidade e independência ou dependência com que é executada uma atividade habitualmente realizada no contexto escolar. Participaram do estudo 11 professoras, sendo três da Educação Infantil e oito do Ensino Fundamental, e três juízes com experiência em Educação Especial. Foram utilizados dois questionários, um visava a avaliar, segundo a percepção das professoras, a adequação das atividades de pintura e colagem elaboradas para as crianças de quatro a nove anos de idade, e o outro, verificar a opinião dos juízes quanto à adequação do instrumento proposto, para o fim a que se destina. Uma série de procedimentos foi realizada até alcançar a versão final do instrumento. Finalizada a sua construção, foram sistematizados os procedimentos para a sua aplicação e análise de dados. As aplicações iniciais do instrumento têm revelado que este está cumprindo com o seu objetivo principal, que é o de mensurar a percepção que pais e professores têm do desempenho de crianças com deficiência física em uma atividade habitualmente realizada no contexto escolar. Os resultados sugerem também a sua adequação quanto à linguagem e formato para a população que faz o seu uso.

Palabras clave : Educação Especial; Instrumentos de Mensuração; Percepção Social; Pais; Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )