SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física: Construção, Aplicação e Análise de DadosProfessores do Atendimento Educacional Especializado e a Organização do Ensino para o Aluno com Deficiência Intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

FERNANDES, Woquiton Lima  y  COSTA, Carolina Severino Lopes da. Possibilidades da Tutoria de Pares para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Técnico e Superior. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.39-56. ISSN 1413-6538.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000100004.

a inclusão escolar pode trazer benefícios incontestáveis para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, desde que sejam realizadas adequações e adaptações na dinâmica escolar e nas propostas pedagógicas a fim de atender as necessidades educacionais dos mesmos. Estudos sobre teorias e práticas que contribuam para uma educação inclusiva e de maior qualidade passaram a ser o desafio dos pesquisadores e profissionais da área. Desse modo, esse estudo objetivou analisar e descrever a percepção de estudantes com deficiência visual e sem deficiência (tutores) sobre a atividade de tutoria de pares. A pesquisa ocorreu em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do interior do Nordeste Brasileiro. Participaram do estudo sete estudantes com deficiência visual na condição de tutorados, seis na função de tutores e a coordenadora responsável pelas tutorias. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, versões para tutor, tutorado e coordenação. Os dados foram analisados por meio da categorização temática da análise de conteúdo com a utilização do software Atlas-Ti. Os resultados mostraram que as díades tutor-tutorado, na condição de colegas de mesma classe, apresentaram um maior grau de satisfação com relação à tutoria, tanto na visão dos tutorados, quanto na concepção dos próprios tutores. Concluiu-se, de acordo com os resultados, que a tutoria de pares se configura como uma estratégia promissora para dar apoio a inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino técnico e superior.

Palabras clave : Educação Especial; Ensino por Tutoria; Deficiência Visual; Ensino Técnico; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )