SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para o Ensino de Alunos com TDAH em Aulas de Educação FísicaAprendizaje Basado en Juegos Digitales en Niños con TDAH: un Estudio de Caso en la Enseñanza de Estadística para Estudiantes de Cuarto Grado en Colombia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

BRUNO, Marilda Moraes Garcia  y  LIMA, Juliana Maria da Silva. As Formas de Comunicação e de Inclusão da Criança Kaiowá Surda na Família e na Escola: um Estudo Etnográfico. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.127-142. ISSN 1413-6538.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000100009.

atualmente a etnografia está consolidada como método de pesquisa no campo das ciências sociais, contudo ganha gradativamente mais espaço no cenário educacional. Este estudo configurou-se pelo delineamento do objeto a partir do viver dentro, na tentativa de compreender a experiência cultural dos povos indígenas surdos Guarani-Kaiowá. Assim, tem como objetivo geral investigar as formas de comunicação e de inclusão da criança surda no contexto familiar e escolar das comunidades indígenas das Aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, MS. Os objetivos específicos foram: a) compreender como a criança indígena surda se relaciona e se comunica com a família e a escola; b) identificar as facilidades e as dificuldades encontradas na forma de comunicação e na inclusão; e c) descrever as ações e as estratégias utilizadas pela família e pela escola para a comunicação e a efetivação da inclusão da criança nesses sistemas. As análises têm bases conceituais dos estudos culturais, dos estudos surdos e das premissas do desenvolvimento humano ecológico, pautadas na interdependência entre as culturas familiares e os diferentes contextos de socialização, fatores estes determinantes para o desenvolvimento humano. Os resultados do estudo permitiram: conhecer um sistema incipiente de comunicação utilizado pelos familiares da criança; identificar os irmãos como mediadores da comunicação na família e na escola; e reconhecer, nas falas dos professores, o papel do intérprete de Libras como estratégia pedagógica e comunicativa para a inclusão da criança indígena surda. Por fim, a pesquisa etnográfica permitiu uma investigação a partir dos olhares de dentro, apontando indícios para o estabelecimento de um diálogo intercultural.

Palabras clave : Educação Especial; Surdez; Educação Indígena; Culturas; Língua de Sinais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )