SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Teaching Practices for Students with Down Syndrome and Childhood Education: a Focus on Motor DevelopmentVirtual Reality as Intervention in Down Syndrome: a Perspective of Action for Health and Education Interface author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

FERREIRA, Amauri Carlos  and  DICKMAN, Adriana Gomes. História Oral: um Método para Investigar o Ensino de Física para Estudantes Cegos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.245-258. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000200006.

Neste artigo procura-se evidenciar o papel da história oral na pesquisa qualitativa como um instrumento fundamental na coleta de depoimentos de estudantes cegos ou professores de estudantes cegos, particularmente sobre o processo de ensino e aprendizagem de Física na Educação Básica. Tal procedimento metodológico permite, mediante a narrativa do entrevistado, seja este estudante ou professor, compreender quais são os problemas e os desafios no processo de ensino e aprendizagem e sua correlação com a história de vida dos estudantes. Entende-se, com esse trabalho, que a análise das narrativas de alunos cegos, nas vertentes temática e de vida, fornecem dados que orientam os passos que os pesquisadores devem seguir na elaboração de estratégias e materiais didáticos específicos para estudantes cegos, além de proporcionar uma compreensão mais profunda acerca do desempenho destes estudantes durante a aplicação dos testes. Assim, aponta-se para a utilização dessa metodologia e o que ela tem possibilitado no que se refere a pesquisas na área de física com estudantes cegos.

Keywords : Educação Especial; Ensino de Física; História Oral; Estudantes Cegos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )