SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Educação Infantil e Práticas Pedagógicas para o Aluno com Síndrome de Down: o Enfoque no Desenvolvimento MotorRealidade Virtual como Intervenção na Síndrome de Down: uma Perspectiva de Ação na Interface Saúde e Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

FERREIRA, Amauri Carlos  e  DICKMAN, Adriana Gomes. História Oral: um Método para Investigar o Ensino de Física para Estudantes Cegos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.245-258. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000200006.

Neste artigo procura-se evidenciar o papel da história oral na pesquisa qualitativa como um instrumento fundamental na coleta de depoimentos de estudantes cegos ou professores de estudantes cegos, particularmente sobre o processo de ensino e aprendizagem de Física na Educação Básica. Tal procedimento metodológico permite, mediante a narrativa do entrevistado, seja este estudante ou professor, compreender quais são os problemas e os desafios no processo de ensino e aprendizagem e sua correlação com a história de vida dos estudantes. Entende-se, com esse trabalho, que a análise das narrativas de alunos cegos, nas vertentes temática e de vida, fornecem dados que orientam os passos que os pesquisadores devem seguir na elaboração de estratégias e materiais didáticos específicos para estudantes cegos, além de proporcionar uma compreensão mais profunda acerca do desempenho destes estudantes durante a aplicação dos testes. Assim, aponta-se para a utilização dessa metodologia e o que ela tem possibilitado no que se refere a pesquisas na área de física com estudantes cegos.

Palavras-chave : Educação Especial; Ensino de Física; História Oral; Estudantes Cegos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )