SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Consequences of Late Acquisition of Brazilian Sign Language on Reading Comprehension of the Portuguese Language as a Second Language for Deaf PeopleAnalysis of the Theses and Dissertations from PPGEES/ufscar Regarding the Interface Between Physical Education and Special Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SILVEIRA, Ethieli Rodrigues Da et al. Educação Em Saúde Bucal Direcionada Aos Deficientes Visuais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.289-298. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000200009.

O objetivo deste estudo foi revisar na literatura estudos que abordem formas de realização de promoção de saúde e prevenção de doenças bucais para pacientes com deficiência visual. Foi realizada revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed Central, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scopus, sem limite de data de publicação. Foram incluídos ensaios clínicos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola, com algum tipo de intervenção de promoção de saúde bucal voltada para deficientes visuais totais ou parciais. Os artigos foram selecionados e os dados extraídos pelos autores. A busca resultou em 688 artigos dos sites PubMed, BVS e Scopus. Foram eliminados 303 artigos repetidos e, dentre os demais, selecionados nove que abordavam o tema desta revisão. As datas de publicação dos estudos variaram de 1991 a 2013. O total de deficientes visuais participantes destes estudos foi de 431 com idades entre seis e 49 anos. Todas as intervenções educativas foram efetivas e realizadas por odontólogos. A orientação verbal foi o recurso educativo mais utilizado Os resultados encontrados nos estudos deixam clara a necessidade e importância da implantação de estratégias de educação em saúde bucal para essa população. Programas de orientação de higiene bucal envolvendo recursos adaptados e comunicação verbal são efetivos no estabelecimento de uma rotina de higiene adequada, agregando conhecimento aos pacientes e seus familiares e resultando em melhora nos índices de saúde bucal.

Keywords : Educação Especial; Saúde Dental; Cegueira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )