SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Oral Health Education Targeting People With Visual ImpairmentsAssessment of the Effects of Intervention Programs of Physical Activity in Individuals with Autism Spectrum Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MAHL, Eliane  and  MUNSTER, Mey de Abreu van. Análise das Dissertações e Teses do PPGEES/ufscar na Interface Educação Física e Educação Especial. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.299-318. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000200010.

A interface entre as áreas de Educação Física e de Educação Especial permite multiplicar as possibilidades de intervenção e investigação relacionadas às condições de acesso a cultura corporal, a inclusão social e escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. A intersecção da produção do conhecimento entre Educação Física e Educação Especial tem sido evidenciada, sobretudo, nas pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação. Buscando mapear o que tem sido produzido nas respectivas áreas, este estudo teve por objetivo analisar a produção discente (dissertações e teses) do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na interface Educação Física e Educação Especial. O método de investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica, sendo que os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados encontrados apontaram que o PPGEEs/UFSCar tem contribuído significativamente na busca de novos saberes relacionados à interface entre Educação Física e Educação Especial, sobretudo quanto a conceitos, procedimentos, estratégias, adaptações e novas reflexões sobre teorias e práticas relacionadas à cultura corporal, inclusão social e escolar de crianças, jovens, adultos e idosos com necessidades educacionais especiais.

Keywords : Educação Especial; Educação Física; Produção de Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )