SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3As Classes Especiais e Helena Antipoff: uma Contribuição à História da Educação Especial no BrasilAvaliação das Mães de Crianças Pequenas Público-Alvo da Educação Especial sobre um Programa de Intervenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

SILVA, Nilson Rogério da; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  y  CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O Trabalho do Professor, Indicadores de Burnout, Práticas Educativas e Comportamento dos Alunos: Correlação e Predição. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.363-376. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300004.

A ocorrência do burnout em professores pode afetar também suas práticas educativas, seu repertório de habilidades sociais e o comportamento de alunos. Na literatura tais variáveis são abordadas de forma independente, o que dificulta sua compreensão. Este estudo teve como objetivos correlacionar e predizer as variáveis: condições de trabalho do professor, indicadores de burnout, práticas educativas do professor e o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento dos alunos. Participaram 94 professores do ensino regular de um curso de aperfeiçoamento (EAD), com turmas com a inserção de alunos com deficiência e/ou salas de recursos multifuncionais. Para a coleta de dados foram utilizados: 1) Questionário sobre a percepção dos professores sobre o trabalho docente, 2) Maslach Burnout Inventory - MBI, 3) Questionário de Habilidades Sociais Educativas para Professores e 4) Inventário de Comportamentos Pró-sociais. Os dados foram analisados com estatística descritiva (média e desvio padrão), correlação (Teste Spearman) e análises de regressão lineares. Os resultados indicaram que as práticas negativas influenciam o nível de burnout dos professores, o qual, por sua vez, é influenciado pelas condições de trabalho, interferindo na saúde emocional do professor. Conclui-se para a importância de múltiplas medidas para avaliar trabalho e saúde do professor, bem como da necessidade de intervenções que favoreçam melhores condições de trabalho e práticas educativas.

Palabras clave : Educação Especial; Saúde do Professor; Burnout; Práticas Educativas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )