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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SANTOS, Ana Paula Maurília dos et al. Efeitos da Intervenção Motora em uma Criança com Síndrome de Williams. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.423-432. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300008.

O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Williams e verificar os efeitos de um programa de intervenção motora. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. Para a avaliação do desenvolvimento motor foram utilizados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM. Essa criança participou de avaliação motora, intervenção motora (32 sessões, duas vezes semanais) e reavaliação motora. As intervenções motoras mostraram avanços positivos nas áreas da motricidade fina, equilíbrio e organização espacial. Verificou-se que o esquema corporal e a organização temporal foram as áreas de maior prejuízo. O quociente motor geral foi classificado como muito inferior o que caracteriza déficit motor. Esses dados justificam a relevância de programas de intervenção motora para essa população.

Palavras-chave : Educação Especial; Desenvolvimento Motor; Síndrome de Williams; Avaliação Motora.

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