SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4TECNOLOGIAS MÓVEIS NA INCLUSÃO ESCOLAR E DIGITAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTAUSO DO PECS ASSOCIADO AO VIDEO MODELING NA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

CARAMORI, Patricia Moralis  y  DALL'ACQUA, Maria Júlia Canazza. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EMPREGADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL AOS SEUS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SEVERA: UM ESTUDO DESCRITIVO DA PRÁTICA DOCENTE. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.367-378. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000400004.

Esta pesquisa aborda a temática da educação de indivíduos com deficiência intelectual severa a partir das estratégias pedagógicas utilizadas por professoras de Educação Especial. Justifica-se por abordar o processo educacional de uma população pouco investigada, além de unir dois eixos de discussão de forma inovadora: a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) de Reuven Feuerstein e a educação de alunos severamente prejudicados. Segundo essa Teoria, o professor atua como mediador, interpondo-se entre os estímulos do ambiente e o aluno. Seu objetivo pauta-se na descrição e análise da implementação do processo educacional de alunos com deficiência intelectual severa, enfocando as estratégias pedagógicas de professoras de Educação Especial na cidade de Araraquara. Os procedimentos iniciais indicam o estabelecimento dos perfis das professoras, seu mapeamento e localização. Definidos os participantes, a coleta dos dados se deu por meio de três instrumentos: entrevista semiestruturada realizada com as professoras e observação, registrada em protocolo e em diário de campo. Os dados foram analisados qualitativamente a fim de permitir a extração de detalhes do cotidiano observado. Os resultados apresentam uma descrição do trabalho das quatro professoras participantes, evidenciando suas opiniões sobre suas práticas, além de arrolar as estratégias pedagógicas utilizadas. Oferece-se como conclusão a identificação de estratégias pedagógicas que se relacionam com os critérios que regem a mediação. Isso mostra que é possível associar as idéias de Feuerstein às práticas pedagógicas voltadas aos alunos com deficiência intelectual severa, já que determinados procedimentos empregados demonstram trazer em seu cerne alguns preceitos essenciais à mediação.

Palabras clave : Educação Especial; Estratégias Pedagógicas; Prática Docente; Mediação Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )