SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4PEDAGOGICAL STRATEGIES USED BY SPECIAL EDUCATION TEACHERS WITH STUDENTS WITH SEVERE INTELLECTUAL DISABILITIES: A DESCRIPTIVE STUDY OF TEACHING PRACTICECOMMUNICATION STRATEGIES: MOTHER-CHILD WITH VISUAL IMPAIRMENT INTERACTION AND CHILDREN SOCIOCOMUNICATIVE SKILLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

RODRIGUES, Viviane; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez  and  ALMEIDA, Maria Amélia. USO DO PECS ASSOCIADO AO VIDEO MODELING NA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.379-392. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000400005.

A Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) é uma área da tecnologia assistiva que busca facilitar a participação das pessoas nos vários contextos comunicativos. Há uma variedade de estratégias em CSA e uma delas é o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) que propõe desenvolver as habilidades de comunicação em pessoas com necessidades complexas de comunicação. Associado à aplicação do PECS, algumas pesquisas tem demonstrado os benefícios do uso do Video Modeling (VM) que consiste em uma técnica de ensino voltada às habilidades acadêmicas, sociais, de comunicação e vida diária para indivíduos das mais variadas deficiências. Este estudo teve por objetivo investigar os efeitos do PECS associado ao VM acerca do desenvolvimento das habilidades de comunicação de uma criança com síndrome de Down com necessidades complexas de comunicação. Neste sentido, para investigar os efeitos do PECS associado ao VM um delineamento AB foi empregado, sendo o PECS associado ao VM a variável independente, enquanto as habilidades de comunicação constituíram-se na variável dependente. Os dados foram analisados considerando alguns aspectos como o desempenho da participante, monitoramento do vocabulário, nível de independência nas etapas de linha de base, intervenção e manutenção. Os resultados indicaram que a participante aumentou as iniciações comunicativas, o vocabulário, além de demonstrar independência em utilizar o sistema PECS para se comunicar com diferentes pessoas. Dessa forma, o presente estudo mostrou uma possibilidade de intervenção que favoreceu o desenvolvimento das habilidades de comunicação da participante com síndrome de Down.

Keywords : Educação Especial; Síndrome de Down; Comunicação alternativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )