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Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470
Resumen
MEDEIROS, Carolina Silva de y SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO: INTERAÇÃO MÃE-CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E HABILIDADES SOCIOCOMUNICATIVAS INFANTIS. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.393-406. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000400006.
Este estudo analisou a interação de uma díade mãe-criança com deficiência visual, verificando-se as estratégias de comunicação utilizadas pela mãe, em duas situações contextuais, isto é, brincadeira livre e brincadeira estruturada, durante três etapas. Adotou-se a perspectiva sociointeracionista que afirma a relevância das interações sociais para o desenvolvimento sociocomunicativo infantil. Participou do estudo uma criança do sexo masculino, quatro anos de idade e com o diagnóstico da deficiência visual severa, e sua mãe. As observações foram filmadas, transcritas e analisadas por meio da descrição de episódios interativos. Verificou-se que as estratégias maternas utilizadas foram semelhantes ao longo das etapas, pelo uso do contato tátil e do direcionamento atencional. Os comportamentos infantis, em sua maioria, dificultaram o engajamento entre a díade. Destaca-se a importância dos programas de intervenção na promoção do desenvolvimento sociocomunicativo, através da indicação de estratégias maternas que poderão facilitar a participação infantil no processo interativo.
Palabras clave : Educação Especial; Estratégias de Comunicação; Interação; Deficiência visual.