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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

CANTORANI, José Roberto Herrera; PILATTI, Luiz Alberto  y  GUTIERREZ, Gustavo Luis. ANÁLISE DAS VERSÕES DO INSTRUMENTO WHOQOL-DIS FRENTE AOS ASPECTOS QUE MOTIVARAM SUA CRIAÇÃO: PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.407-426. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000400007.

O número de pessoas com deficiência no Brasil e no mundo tem crescido substancialmente nas últimas décadas. Essa realidade tem fomentado o debate sobre as necessidades específicas dessa população e também influenciado a criação de instrumentos de avaliação da qualidade de vida diretamente direcionados a esse cenário particular. O presente estudo tem por objetivo analisar a adequação do WHOQOL-DIS, instrumento de avaliação da qualidade de vida de pessoas com deficiência, aos princípios que determinaram a sua construção. A pesquisa é de natureza qualitativa. O procedimento técnico adotado para o tratamento dos dados é a análise de conteúdo. A referida análise foi direcionada às diretrizes teóricas que sustentam o interesse da Organização Mundial da Saúde na construção do WHOQOL-DIS. Com a análise de conteúdo buscou-se, nos princípios da criação desse instrumento, dados para a avaliação das duas versões do instrumento: a versão internacional e a versão brasileira. Os resultados mostram que há quatro questões presentes na versão brasileira que não estão disponibilizadas na versão internacional. Uma dessas quatro questões está diretamente relacionadas à base da evolução conceitual da deficiência: a acessibilidade e a autonomia. Com sustentação na documentação investigada, cabe argumentar que a ausência dessa questão na versão internacional sugere distanciamento do objetivo inicial. Conclui-se que, entre a versão brasileira e a versão internacional do WHOQOL-DIS, a diferença é a perda, no segundo, daquilo que é o mais importante em um instrumento como este: a valoração daquilo que é significativo para o público ao qual está destinado.

Palabras clave : Educação Especial; Qualidade de vida; Autonomia; Pessoa com Deficiência; Instrumentos de Avaliação.

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