SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4ANALYSIS OF WHOQOL-DIS INSTRUMENT VERSIONS TOWARDS THE ASPECTS THAT MOTIVATED ITS CREATION: PARTICIPATION AND AUTONOMYIN TIMES OF DEMOCRATIZATION OF THE RIGHT TO EDUCATION: HOW HAS ACCESS POLICIES TO YOUTH AND ADULT EDUCATION BEEN OUTLINED FOR STUDENTS WITH DISABILITIES IN RIO GRANDE DO SUL? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ZERBATO, Ana Paula  and  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. DESENHO INFANTIL E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS SURDAS: UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.427-442. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000400008.

Este estudo pretendeu analisar a inter-relação da atividade simbólica de desenhar com o desenvolvimento de linguagem de crianças surdas, usuárias tardias da língua brasileira de sinais, e em fase de aquisição da escrita da Língua Portuguesa como segunda língua. Assumindo a abordagem qualitativa, apoiou-se na perspectiva Histórico-Cultural, que busca reunir em um modelo explicativo tanto os mecanismos cerebrais implícitos ao funcionamento psicológico como o desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo ao longo de um processo histórico e cultural, incluindo a especificação do contexto social. Participaram do estudo três crianças, com idade entre quatro e sete anos, que se encontravam em fase de aquisição da língua de sinais e em fase inicial de contato com a língua portuguesa escrita e a professora bilíngue da sala de aula. Os dados coletados foram analisados à luz da abordagem Histórico-Cultural buscando a relação entre essa forma sígnica de expressão - o desenho, a língua que está sendo adquirida pelas crianças surdas e o processo de significação de mundo que está sendo construído por meio da mediação do outro. Com base na literatura que trata da interpretação de desenhos infantis, também foi realizada análise da construção dos significados que as representações gráficas das crianças surdas apresentam. Os resultados apontam para a importância da língua de sinais e da atividade de desenho como recurso sígnico, que contribui para o progresso linguístico e cognitivo destas crianças que buscam ser bilíngues.

Keywords : Educação Especial; Desenho infantil; Teoria Histórico-Cultural; Surdez; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )