SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4EM TEMPOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: COMO TÊM SE DELINEADO AS POLÍTICAS DE ACESSO À EJA AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL?ESTUDOS NACIONAIS SOBRE O ENSINO PARA CEGOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

AZEVEDO, Claudinéia Barboza de; GIROTO, Claudia Regina Mosca  e  SANTANA, Ana Paula de Oliveira. PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SURDEZ: ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DE 1992 A 2013. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.459-476. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000400010.

O estudo objetivou o mapeamento da produção científica sobre surdez publicada na Revista Brasileira de Educação Especial, desde sua criação, em 1992, até 2013, de maneira a acompanhar a trajetória sobre a forma como a surdez e suas especificidades têm sido retratadas nas produções veiculadas nesse periódico. A coleta de dados permitiu a identificação de 49 artigos. Foram considerados, para a análise de dados: distribuição anual dessa produção científica; tipo de autoria; área de formação dos autores; gênero textual empregado; tipo de pesquisas realizadas; temas relacionados a surdez; e abordagens terapêutica/ educacional utilizadas. Os resultados demonstraram uma tendência de crescimento dessa produção, nos períodos associados com mudanças na legislação. Prevaleceu a autoria em duplas e Educação, Fonoaudiologia e Psicologia, como principais áreas de formação dos autores. Foram publicados, mais frequentemente, relatos de pesquisas, dos tipos avaliação, intervenção e descrição, seguidos por ensaios e artigos de revisão de literatura. O tema Letramento foi o mais ligado à surdez, e o Bilinguismo figurou como abordagem mais enfatizada. Cabe destacar a importância desse periódico, na divulgação, visibilidade e acessibilidade de artigos publicados sobre surdez, em razão da frequência de tal publicação e da diversidade de temas relacionados a essa área, bem como a necessidade de ampliação de pesquisas que abordem o processo de apropriação da L1 e da L2, não apenas no que diz respeito à sua instrumentalização, mas também em relação à natureza das práticas pedagógicas e contextos de uso, em consonância com os perfis linguísticos dos surdos matriculados no ensino regular.

Palavras-chave : Educação Especial; Surdez; Revista Brasileira de Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )