SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Zero-to-Three-Year-Old Children Education and Special Education: a Critical Analysis of Documents Guiding Preschool EducationThe Efficacy of a Training Program on Trampolines in Motor Proficiency of Children with Autism Spectrum Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

RIBEIRO, Andreia Couto  and  TENTES, Vanessa Teresinha Alves. O Caminho da Escola para os Estudantes com Deficiência: o Transporte Escolar Acessível no Plano Viver sem Limite1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.27-38. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000100003.

este estudo exploratório objetiva analisar a situação da política pública de transporte escolar urbano acessível, implantada para contribuir com o acesso dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida, que estão fora da escola da Educação Básica. Nesse contexto, são analisados os objetivos, estratégias e financiamento do projeto do ônibus escolar acessível do Programa Caminho da Escola, no contexto do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, tendo por referência a meta 4 e a estratégia 4.6 do novo Plano Nacional de Educação. Realizou-se uma pesquisa documental para abordar as condições de acesso dos estudantes com deficiência à escola e apresentar o histórico da política educacional, identificando seus investimentos e sua abrangência.

Keywords : Política Pública; Acessibilidade; Transporte Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )