SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The Way to School for Students with Disabilities: Accessible School Bus in Living Without Limits ProgramDifficulties and Successes Physical Education Teachers Experience with School Inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

LOURENCO, Carla Cristina Vieira; ESTEVES, Maria Dulce Leal; CORREDEIRA, Rui Manuel Nunes  and  TEIXEIRA E SEABRA, André Filipe. A Eficácia de um Programa de Treino de Trampolins na Proficiência Motora de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.39-48. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000100004.

crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) apresentam um desempenho motor inferior às crianças em geral. Com este estudo pretende-se avaliar a eficácia de um programa de treino de trampolins, com a duração de 20 semanas, na proficiência motora e índice de massa corporal (IMC) de crianças com TEA. Participaram um total de 17 crianças (entre os 4 e os 10 anos de idade) com diagnóstico de TEA, que foram distribuídas por dois grupos: grupo experimental (n=6), e controlo (n=11). O grupo experimental foi submetido a uma sessão de treino de trampolins por semana com uma duração de 45 minutos. O grupo de controlo compreende crianças cuja atividade física foi limitada ao currículo obrigatório. A proficiência motora foi avaliada através da bateria de testes Bruininks - Oseretsky. O IMC foi calculado recorrendo à fórmula internacionalmente referenciada. Para análise de variância de medidas repetidas (ANOVA). Ambos os grupos apresentaram características idênticas na avaliação inicial. No que se refere à proficiência motora foram evidentes e significativas as melhorias no GE após o programa de trampolins de 20 semanas (p<0.001). No grupo de controlo embora se tenham observado melhorias significativas estas não apresentaram significado estatístico (p>0.05). Relativamente ao IMC não se registraram alterações significativas em ambos os grupos com a realização do programa de trampolins (p>0.05). Em face deste quadro de resultados é possível concluir que a participação em um programa de trampolins com a duração de 20 semanas contribuiu para melhorar significativamente a proficiência motora de crianças com TEA.

Keywords : Educação Especial; Transtorno do Espectro do Autismo; Trampolins; Atividade Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )