SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A Representação Cultural da Deficiência nos Discursos Midiáticos do Portal do Professor do MEC1Ensino de Futsal para Pessoas com Deficiência Intelectual1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

VASCONCELOS, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; SERRANO, Elsie Alejandrina Pérez; MENDES, Enicéia Gonçalves  y  CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. História de Vida de Líderes Surdos: um Estudo a Partir da sua Trajetória em Movimentos Sociais1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.79-92. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000100007.

este artigo trata de histórias de vida de pessoas surdas, tendo como principal objetivo analisar os fatores que as levaram à militância e ao envolvimento em movimentos sociais, assim como as contribuições trazidas pelas suas consequentes lideranças. Como procedimento metodológico, privilegiamos a metodologia História de Vida, através da aplicação de entrevistas abertas e semiestruturadas. Os resultados apontaram como fatores de destaque a influência de "um outro", especificamente um "outro surdo", os aspectos linguísticos, a escola especial para surdos, a igreja e ênfase nas lideranças das pessoas surdas. Como conclusão, os dados analisados nos permitem sugerir que é importante dar voz e oportunidades às pessoas surdas e instigar a sociedade para novos olhares, novos estudos e pesquisas com novas experiências, que sirvam de referenciais como inclusão de pessoas surdas em movimentos sociais.

Palabras clave : Educação Especial; História de Vida; Líderes Surdos; Movimentos Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )