SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Brazilian and American Educational Policies to Assist Gifted Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ROSE, Richard. Aprendendo uns com os Outros: Respeitando Diferenças Culturais em uma Agenda de Pesquisa Internacional. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.167-174. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000200002.

como oportunidades de colaboração de pesquisa internacional aumentaram, tornou-se importante reconhecer a relevância do respeito às diferenças culturais de nossas tradições e às abordagens para o processo de pesquisa. Discutindo essas diferenças e também estabelecendo um campo comum, é possível fortalecer a capacidade de pesquisar e basear-se em uma variedade de expertise metodológica e filosófica. Tal processo deve também permitir que pesquisadores da educação reconsiderem suas relações com outros profissionais e, conjuntamente, comprometam-se a assegurar que a disseminação subsidie políticas e práticas. Isso requer a promoção de parcerias mais amplas para pesquisa, que respeitem as habilidades profissionais de professores e outros usuários da pesquisa educacional. Este artigo desafia a noção de que a pesquisa deve estar exclusivamente localizada dentro da academia e clama por uma reavaliação das práticas de trabalho que possam levar a uma abordagem corporativa que, diretamente, influencie o ensino e a aprendizagem.

Keywords : Educação Especial; Pesquisa Intercultural; Pesquisa Internacional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )