SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Políticas Educacionais do Brasil e Estados Unidos para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

ROSE, Richard. Aprendendo uns com os Outros: Respeitando Diferenças Culturais em uma Agenda de Pesquisa Internacional. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.167-174. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000200002.

como oportunidades de colaboração de pesquisa internacional aumentaram, tornou-se importante reconhecer a relevância do respeito às diferenças culturais de nossas tradições e às abordagens para o processo de pesquisa. Discutindo essas diferenças e também estabelecendo um campo comum, é possível fortalecer a capacidade de pesquisar e basear-se em uma variedade de expertise metodológica e filosófica. Tal processo deve também permitir que pesquisadores da educação reconsiderem suas relações com outros profissionais e, conjuntamente, comprometam-se a assegurar que a disseminação subsidie políticas e práticas. Isso requer a promoção de parcerias mais amplas para pesquisa, que respeitem as habilidades profissionais de professores e outros usuários da pesquisa educacional. Este artigo desafia a noção de que a pesquisa deve estar exclusivamente localizada dentro da academia e clama por uma reavaliação das práticas de trabalho que possam levar a uma abordagem corporativa que, diretamente, influencie o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave : Educação Especial; Pesquisa Intercultural; Pesquisa Internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )