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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

MATOS, Brenda Cavalcante  e  MACIEL, Carina Elisabeth. Políticas Educacionais do Brasil e Estados Unidos para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.175-188. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000200003.

o texto tem por objetivo analisar as políticas educacionais para o atendimento dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no Brasil e nos Estados Unidos. Define o conceito de Altas Habilidades/Superdotação e apresenta o papel da Educação Especial nesse contexto. Informa sobre conceitos preestabelecidos e mitos enraizados na sociedade envolvendo esses alunos e a necessidade que eles têm de um atendimento especializado para atender suas necessidades educacionais especiais. Informa sobre os tipos de atendimento que atualmente estão disponíveis para a educação desses alunos. Trata-se de um ensaio que se baseia em análise documental e discussão de dados obtidos por meio de literatura específica sobre o tema Altas Habilidades/Superdotação. A discussão fornece elementos para afirmar que as políticas americanas não determinam como as ações devem ser implantadas, mas apenas indicam a necessidade de realização das mesmas. Já no Brasil, as políticas não só determinam quais as ações devam ser feitas, mas também indicam como elas devem ser realizadas. O atendimento especializado, preconizado pelas legislações, favorece o ensino de alunos com AH/SD com base em atividades específicas, diferenciadas e direcionadas para sua área de domínio. Possibilita a ampliação dos conhecimentos desses alunos oferecendo condições para o desenvolvimento de seus estudos de forma mais efetiva, atendendo as necessidades educacionais especiais apresentadas.

Palavras-chave : Educação Especial; Políticas Educacionais; Altas Habilidades/Superdotação.

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