SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Características de Altas Habilidades/Superdotação em Aluno Precoce: um Estudo de CasoPercepção de Pais e Terapeutas Ocupacionais sobre o Brincar da Criança com Paralisia Cerebral1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

LOPES, Betania Jacob Stange  y  GIL, Maria Stella Coutinho de Alcantara. Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.203-220. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000200005.

este estudo teve por objetivo verificar se mães de crianças com deficiência visual identificam características e comportamentos comuns àquelas com altas habilidades/superdotação. Participaram deste estudo três mães, com idade entre 37 a 46 anos, com nível educacional igual ou superior ao Ensino Fundamental completo. O estudo foi realizado na sede de uma Organização Não Governamental que atende pessoas com deficiência visual em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram empregados na coleta de dados: Ficha de Identificação e Caracterização de Pais; Formulário de Identificação de Indicadores de altas habilidades/superdotação; Subtestes das Escalas Verbais, das Escalas Wechsler de Inteligência (WISC III), adaptadas para pessoas com deficiência visual. Foi elaborada uma planilha com as características da Teoria dos Três Anéis, de Renzulli, e analisadas as respostas das mães a partir desta Escala de Indicadores, comparada com os resultados dos subtestes das Escalas Verbais do WISK III, adaptada para pessoas com deficiência visual. A escolha das mães indica que estes têm altas expectativas em relação às potencialidades de seus filhos. A despeito da deficiência visual das crianças, as mães consideram seus filhos plenamente capazes. Os resultados permitem a discussão da possível dupla excepcionalidade decorrente da associação da deficiência visual com altas habilidades/superdotação.

Palabras clave : Educação Especial; Altas Habilidades/Superdotação; Deficiência Visual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )