SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Giftedness Perceived by Mothers of Visual Impaired ChildrenTeaching Simple Syllables, Combinatorial Reading and Comprehension Reading for Learners with Autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SILVA, Camila Miranda Almeida da et al. Percepção de Pais e Terapeutas Ocupacionais sobre o Brincar da Criança com Paralisia Cerebral1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.221-232. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000200006.

crianças com paralisia cerebral (PC) apresentam déficit motor e podem ter poucas vivências sensório-motoras, o que interfere em sua principal atividade: o brincar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de pais e de terapeutas ocupacionais sobre o comportamento lúdico de crianças com PC. O estudo foi desenvolvido com 25 crianças com PC utilizando os instrumentos Entrevista Inicial com os Pais e a Avaliação do Comportamento Lúdico das crianças destinados a terapeutas ocupacionais. Os resultados apontaram um índice de concordância que variou de 8% a 93% quanto ao interesse geral da criança pelas outras pessoas; 88% a 100% na categoria interesse geral da criança pelo ambiente sensorial, de 84 a 96% na categoria interesses e capacidades lúdicas; e, de 68% a 100% na categoria características da atitude lúdica. Os instrumentos utilizados foram capazes de identificar o comportamento lúdico de crianças com PC e podem auxiliar na delimitação de objetivos e plano terapêutico com abordagem centrada no cliente. Com este estudo verificou-se que as crianças com PC, independentemente de sua gravidade motora, demonstram atitude, ação e interesse pelo brincar, condizendo com a proposta da abordagem do Modelo Lúdico.

Keywords : Educação Especial; Jogos e Brinquedos; Paralisia Cerebral; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )