SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2School Social Subjectivity and the Challenges of School Inclusion of Students with Atypical DevelopmentEpistemological Analysis of Theses and Dissertations in Two Brazilian Physical Education Stricto Sensu Graduate Courses on Persons With Disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

LIMA, Stéfanie Melo  and  LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Escolarização de Alunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.269-284. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000200009.

a inclusão de alunos com deficiência na escola é um grande desafio para a política educacional. No caso do diagnóstico de autismo, as dificuldades de comunicação e interação somam-se com as barreiras já existentes para o acolhimento de diferentes alunos no contexto escolar. Por isso, no presente estudo nos propusemos a pesquisar a escolarização de indivíduos com autismo em um município do interior do estado de São Paulo. O objetivo foi analisar o acesso e a permanência desses sujeitos na escola e de verificar quais os apoios terapêuticos e educacionais aos quais eles tiveram acesso. Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do município de Atibaia provenientes do Censo da Educação Básica entre 2009 e 2012. Os resultados mostram que as matrículas desses alunos estão concentradas no ensino regular e na rede pública. Uma parcela desses alunos é atendida por instituições de educação especial. O estudo aponta, também, para a grande evasão escolar. De uma maneira geral, o processo de escolarização de alunos com autismo não se conclui e poucos chegam ao ensino médio.

Keywords : Educação Especial; Escolarização; Autismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )