SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Contributions of Alternative Communication in the Process of School Inclusion of a Student with Autism Spectrum DisorderDevelopment of Metaphonological and Reading and Writing Skills in Students with Down Syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

YAMASHIRO, Juliana Archiza  and  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Ser Irmão de uma Pessoa Surda: Relatos da Infância à Fase Adulta. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.367-380. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300005.

o objetivo do presente estudo foi analisar a experiência de irmãos de pessoas surdas acerca de sua história de vida e das implicações da deficiência nos relacionamentos fraternos. Tratou-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que contou com a participação de cinco irmãos de pessoas surdas com idade entre 31 a 44 anos. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de identificação e roteiro de entrevista em profundidade. Os dados obtidos foram analisados a partir do modelo de produções de sentido das práticas discursivas. Os principais resultados apontaram que a dificuldade de comunicação entre os participantes e seus irmãos surdos repercutiu em questões nos relacionamentos desde a infância até a fase adulta. Considera-se que as questões inerentes à deficiência trouxeram consequências a todos os membros da família, em especial nos quesitos relacionamentos e comunicação e que disponibilizar atenção especializada aos pais e irmãos destas pessoas auxiliaria no manejo das situações vinculadas à deficiência e fortalecimento dos vínculos familiares.

Keywords : Educação Especial; Irmãos; Pessoas com Deficiência; Família; Surdez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )