SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Reconfiguração da Educação Especial: Análise da Constituição de um Centro de Atendimento Educacional EspecializadoCuidado Parental à Criança com Paralisia Cerebral: uma Revisão Sistemática da Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

MARIUSSI, Madalene Isabel; GISI, Maria Lourdes  y  EYNG, Ana Maria. A Escola como Espaço para Efetivação dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.443-454. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300010.

este artigo tem como objeto de estudo a educação em direitos humanos como estratégia para o respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Faz referência à construção histórica dos direitos humanos e a contribuição da escola para a efetivação desses direitos hoje assegurados em legislação. A escola é local para propagar uma cultura dos direitos, espaço privilegiado para a convivência em direitos humanos, espaço para compreender e vivenciar a diversidade. Considerando a implementação da política nacional de educação em direitos humanos, foi realizada uma pesquisa junto a 18 professores e gestores de educação básica, que atuam em escolas que possuem alunos incluídos, sobre a percepção existente a respeito da efetividade da legislação vigente que trata dos direitos das pessoas com deficiência. Os resultados evidenciam um discurso que contempla a defesa dos direitos ao mesmo tempo em que demonstra a fragilidade da prática quando relacionada à legislação vigente. Para uma mudança, a escola necessita educar-se para os direitos humanos e todos os envolvidos no processo educativo devem construir coletivamente projetos que possibilitem a vivência dos direitos humanos. Educação inclusiva como garantia de direitos é muito mais do que estar na escola, é contribuir para a igualdade das condições de vida.

Palabras clave : Educação Especial; Direitos Humanos; Educação Inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )