SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

RODRIGUES, Maria Natália Macedo  y  SILVA, Alcione Leite da. Escolarização e Institucionalização de Filhos com Síndrome de Down: Experiências de Casais Idosos Portugueses. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.477-492. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000400002.

este estudo teve como objetivo explorar as experiências de casais idosos portugueses com a educação e institucionalização de seus filhos com Síndrome de Down (SD). Foi desenvolvido através do método da história oral, com a participação de catorze casais. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada e analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados deste estudo evidenciaram que, à época, as condições de atendimento e apoio a crianças com necessidades especiais eram precárias. A quase totalidade das crianças enfrentou a exclusão escolar, em decorrência da falta de estrutura das escolas e falta de preparação do corpo docente para lidar com as necessidades dos filhos. A institucionalização foi motivo de satisfação e contentamento para alguns casais, pela oferta de oportunidades de desenvolvimento e apoio de profissionais especializados. No entanto, também revestiu-se de preocupação pelo pouco e tardio investimento na aprendizagem cognitiva dos filhos, o que comprometeu o seu desenvolvimento neste aspecto. Neste sentido, a escassez de políticas educacionais, em Portugal, dificultou o desenvolvimento intelectual destes jovens, limitando-os e impedindo-os de usufruírem de um futuro laboral a que tinham direito e de exercer plenamente os seus direitos de cidadania.

Palabras clave : Educação Especial; Síndrome de Down; Escolarização; Institucionalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )