SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Inclusive Education: a Study about Teacher's TrainingReferral and Profile of The Special Education Target Audience in a Multifunctional Resources Classroom: a Case Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

EVARISTO, Fabiana Lacerda  and  ALMEIDA, Maria Amélia. Benefícios do Programa PECS-Adaptado para um Aluno com Paralisia Cerebral1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.543-558. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000400006.

a comunicação humana constitui uma troca de sentimentos e necessidades entre duas ou mais pessoas, seja realizada pela linguagem oral, gestual, gráfica e/ou escrita. Com isso, este estudo teve como objetivo verificar os efeitos da implementação do Sistema de Comunicação por intercâmbio de figuras associada a metodologia do Currículo Funcional (PECS-Adaptado) em um aluno com paralisia cerebral. A pesquisa foi realizada nas dependências de uma escola de educação especial, em uma cidade de pequeno porte localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram do estudo um aluno com paralisia cerebral e sem a fala oral, sua professora e seus pais. Os pais do aluno e a professora foram orientados para a utilização do sistema em casa e na escola, respectivamente, instrumentalizando assim interlocutores mais imediatos. A coleta dos dados durou aproximadamente sete meses. Durante a pesquisa, observou-se que o participante com paralisia cerebral aumentou suas habilidades comunicativas, de acordo com as suas necessidades e a professora e os pais compreenderam a importância do uso do sistema de comunicação alternativa para o processo de ensino e aprendizagem.

Keywords : Educação Especial; Comunicação Alternativa; Paralisia Cerebral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )