SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Evaluation of Motor Development in Children with Down SyndromeVisuo-Tactile and Visual-Auditory Sensory Substitution in People with Visual Impairment: a Systematic Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ROCHA, Simone José Maciel da  and  SILVA, Edson Pereira da. Cegos e Aprendizagem de Genética em Sala de Aula: Percepções de Professores e Alunos1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.589-604. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000400009.

percepções de professores e alunos de turmas mistas sobre o processo de ensino-aprendizagem de genética foram investigadas. As concepções dos professores foram obtidas a partir de questionários mistos e a dos alunos a partir de questionários baseados na escala de Likert. A análise dos resultados seguiu uma abordagem diferencial (sem grupo de comparação). Os dados foram categorizados seguindo os princípios da análise de conteúdo, seguido de um tratamento quali-quantitativo. Os resultados evidenciaram a forte influência de referências visuais nas percepções de professores e alunos videntes sobre as dificuldades enfrentadas na aprendizagem de genética. Embora alunos videntes e professores reconheçam que as imagens utilizadas nas aulas de genética sejam recursos facilitadores da aprendizagem de conceitos abstratos, continuam apresentando dificuldades a despeito do uso de estratégias visuais. Por outro lado, os alunos cegos sinalizaram os prejuízos decorrentes do uso acrítico desses recursos, posto que, dificultam a apreensão dos conceitos. Assim, parece que o primado da visão cega a todos, impedindo a percepção de que para além do ver está o ato construtivo do conhecer e que, pessoas desprovidas dessa cegueira, o caso dos cegos, podem indicar caminhos diferentes daqueles pré-estabelecidos para a apreensão de conceitos não visuais.

Keywords : Educação Especial; Inclusão; Deficiência visual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )