SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Psychic Development and Conceptual Elaboration by Students with Intellectual Disability in School EducationThe Inclusion of Children with Special Educational Needs in Portuguese Mainstream Education: Opinion of Kindergarten and Elementary School Teachers from Public and Private Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MACHADO, Erica Esch; TEIXEIRA, Dirceu Esdras  and  GALASSO, Bruno José Betti. Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.21-36. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100003.

o presente artigo tem como objetivo contextualizar o processo de construção do primeiro curso superior online de Pedagogia Bilíngue (Libras- Português). Esta iniciativa é resultado de demanda do Governo Federal que instituiu a criação de cursos de Pedagogia na perspectiva bilíngue como parte integrante do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Neste artigo, procuramos evidenciar o posicionamento político-pedagógico do Curso, a dinâmica entre os fundamentos da educação online colaborativa e as especificidades da educação de surdos, criando um lócus de realização capaz de potencializar as interações entre estudantes surdos e não-surdos por meio do círculo de cultura.

Keywords : Educação Especial; Educação a Distância; Surdez; Educação Bilíngue; Inclusão Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )