SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The Inclusion of Children with Special Educational Needs in Portuguese Mainstream Education: Opinion of Kindergarten and Elementary School Teachers from Public and Private EducationMotor Access to Alternative Communication Resource: Professional Opinion on the Layout of Pictures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

FERREIRA-DONATI, Grace Cristina  and  DELIBERATO, Débora. Questionário de Necessidades de Informação em Linguagem e Comunicação Alternativa (QNILCA-F) - Versão para Família1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.53-66. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100005.

a comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA) é uma área da ciência que se dedica a desenvolver recursos, estratégias, processos e técnicas voltados à comunicação de indivíduos com restrições na comunicação verbal. Deve-se prever, neste contexto, a participação dos familiares, bem como suas necessidades de informação e orientação. O objetivo deste trabalho foi realizar adequação e ampliação de um questionário desenvolvido para identificar temas de interesse em comunicação, por meio da inclusão de itens relacionados à comunicação alternativa. O instrumento é composto por uma parte introdutória de identificação do respondente e de um checklist com itens não excludentes mutuamente. A elaboração de novos itens do checklist, na temática da CSA, obedeceu às seguintes etapas: redação de itens; correção da redação de itens da primeira versão; avaliação dos itens por juízes e incorporação das sugestões de ajustes considerados pertinentes; remodelação final e formatação. Foram desenvolvidos vinte itens, que representam dúvidas de familiares de crianças e jovens que não se comunicam por meio da fala, usuários ou potenciais usuários ao uso de CSA. Os procedimentos utilizados definiram formato e conteúdo do instrumento, habilitando-o para o processo de validação e/ou remodelação, por meio da utilização em pesquisas e práticas interventivas em comunicação alternativa.

Keywords : Educação Especial; Sistema de Comunicação; Educação Familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )