SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Questionário de Necessidades de Informação em Linguagem e Comunicação Alternativa (QNILCA-F) - Versão para Família1Tecnologia Assistiva: Concepções de Professores e as Problematizações Geradas pela Imprecisão Conceitual1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SANKAKO, Andréia Naomi  e  BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido. Acesso Motor ao Recurso de Comunicação Alternativa: Opinião de Profissionais em Relação ao Layout de Figuras1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.67-80. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100006.

o uso de um tamanho e de uma disposição adequada de uma figura de comunicação alternativa tem sido dúvida frequente entre os professores e profissionais especializados que lidam com crianças com paralisia cerebral. Este estudo, portanto, teve como intuito verificar a opinião de profissionais que trabalham com comunicação alternativa em relação à adequação do tamanho e disposição de figuras de comunicação para crianças com paralisia cerebral. Para tanto, participaram seis profissionais com experiência em comunicação alternativa. Foi realizada uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Foram identificadas três categorias e 11 subcategorias. A pesquisa permitiu identificar que não existe um tamanho padrão de figuras utilizadas na comunicação alternativa; a seleção do tamanho ideal das figuras e da melhor disposição é realizada por tentativa e erro e os participantes não conhecem um instrumento ou protocolo para esse fim; durante seleção do tamanho ideal de figura, são utilizados três tamanhos: pequeno, médio e grande; a melhor posição e a mais comumente utilizada é a central, na mesma ou um pouco acima da linha dos olhos; a pior posição e a menos usada é abaixo da linha dos olhos; a disposição das figuras na horizontal é a mais comumente usada.

Palavras-chave : Educação Especial; Paralisia Cerebral; Tecnologia Assistiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )