SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Social Skills Evaluation of Children with Intellectual Disabilities from their Teachers' PerspectiveExercising Psychic Functions: Mental Orthopedics as a Teaching Method for Students with Especial Needs (1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

CUNHA, Katiane da Costa; PONTES, Fernando Augusto Ramos  and  SILVA, Simone Souza da Costa. Pais de Crianças com Paralisia Cerebral Pouco Estressados1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.111-126. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100009.

a presente pesquisa objetivou identificar, com base na Bioecologia do Desenvolvimento de Bronfenbrenner, fatores de proteção e de risco nas falas de pais de crianças com paralisia cerebral considerados pouco estressados. Inicialmente, 101 pais responderam aos questionários sociodemográficos, de limitação funcional da criança e de estresse parental. Posteriormente, um grupo focal foi realizado com sete pais. Verificou-se maior frequência de relatos protetivos, principalmente relacionados à pessoa, entretanto também se observou relatos sobre o contexto e o tempo. Finalmente, verificou-se que os pais utilizaram mecanismos protetivos eficientes, que podem justificar o baixo nível de estresse encontrado.

Keywords : Educação Especial; Estresse; Paralisia Cerebral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )