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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

CUNHA, Katiane da Costa; PONTES, Fernando Augusto Ramos  e  SILVA, Simone Souza da Costa. Pais de Crianças com Paralisia Cerebral Pouco Estressados1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.111-126. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100009.

a presente pesquisa objetivou identificar, com base na Bioecologia do Desenvolvimento de Bronfenbrenner, fatores de proteção e de risco nas falas de pais de crianças com paralisia cerebral considerados pouco estressados. Inicialmente, 101 pais responderam aos questionários sociodemográficos, de limitação funcional da criança e de estresse parental. Posteriormente, um grupo focal foi realizado com sete pais. Verificou-se maior frequência de relatos protetivos, principalmente relacionados à pessoa, entretanto também se observou relatos sobre o contexto e o tempo. Finalmente, verificou-se que os pais utilizaram mecanismos protetivos eficientes, que podem justificar o baixo nível de estresse encontrado.

Palavras-chave : Educação Especial; Estresse; Paralisia Cerebral.

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