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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

OLIVEIRA, Alyne Kalyane Câmara de; MATSUKURA, Thelma Simões  y  FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Autoconceito e Autoeficácia em Crianças com Deficiência Física: Revisão Sistemática da Literatura1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.145-160. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100011.

a presente pesquisa objetivou identificar estudos que investigaram sobre o autoconceito e a autoeficácia em crianças com deficiência física, evidenciar e discutir sobre o que eles têm revelado acerca das autoavaliações nesta população. Trata-se de um levantamento bibliográfico com critérios de revisão sistemática da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS, SCIELO, Biblioteca Cochrane, Index Psi Periódicos, PubMed, PePSIC e Redalyc, utilizando os termos criança, autoeficácia, autoconceito, autopercepção, pessoas com deficiência e paralisia cerebral, além de seus respectivos em inglês. Após triagem e seleção dos artigos por meio de critérios de inclusão, sete estudos foram analisados. Observou-se que todos os estudos analisados são estrangeiros, apenas um deles aborda a autoeficácia e seis investigaram sobre o autoconceito especificamente em crianças com paralisia cerebral. Os resultados sugerem que não há conformidade sobre o autoconceito em crianças com paralisia cerebral, sem evidências suficientes para concluir que este constructo seja inferior nestas crianças. Em relação a autoeficácia, crianças com deficiência física se classificam como menos competentes que crianças com outros problemas no neurodesenvolvimento. Considera-se que novas investigações são necessárias para confirmar o que a literatura sugere sobre o autoconceito e a autoeficácia em crianças com deficiência física, incluindo investigação no cenário brasileiro e contribuindo para o conhecimento de profissionais da Educação e Saúde acerca das autoavaliações nesta população.

Palabras clave : Educação Especial; Criança; Autoconceito; Autopercepção; Paralisia cerebral.

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