SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Shadowing a Person with Disability: Applicability of Shadowing to Collect Data in Qualitative Research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MELLA, Enrique Riquelme; LAVOIE, Gerard; RAPIMAN, Daniel Quilaqueo  and  MILLAN, Segundo Quintriqueo. Emoção e Exclusão: Ideias-Chave de Vygotsky para Rever Nosso Papel em uma Escola com um Ambiente de Diversidade Cultural. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.169-184. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000200002.

pesquisas demonstram que crianças pertencentes a grupos minoritários com diagnóstico de transtornos emocionais e comportamentais estão superrepresentadas, sendo as minorias étnicas as mais afetadas. Os diagnósticos resultaram em racismo e discriminação. Este artigo reflete sobre a necessidade de desenvolver modelos de inclusão mais integrados e dinâmicos para as escolas. Com base nas ideias de Vygotsky, faz-se uma reflexão sobre a educação emocional nas escolas, especificamente sobre a necessidade de incluir - na formação de professores - o papel principal das regras culturais emocionais na dinâmica de exclusão / inclusão de minorias. O artigo conclui com propostas a serem consideradas para uma visão culturalmente sensata sobre inclusão.

Keywords : Educação Especial; Transtornos emocionais e comportamentais; Minorias étnicas; Emoção; Educação inclusiva.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )