SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Sombreando a Pessoa com Deficiência: Aplicabilidade da Técnica de Sombreamento na Coleta de Dados em Pesquisa Qualitativa1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

MELLA, Enrique Riquelme; LAVOIE, Gerard; RAPIMAN, Daniel Quilaqueo  y  MILLAN, Segundo Quintriqueo. Emoção e Exclusão: Ideias-Chave de Vygotsky para Rever Nosso Papel em uma Escola com um Ambiente de Diversidade Cultural. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.169-184. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000200002.

pesquisas demonstram que crianças pertencentes a grupos minoritários com diagnóstico de transtornos emocionais e comportamentais estão superrepresentadas, sendo as minorias étnicas as mais afetadas. Os diagnósticos resultaram em racismo e discriminação. Este artigo reflete sobre a necessidade de desenvolver modelos de inclusão mais integrados e dinâmicos para as escolas. Com base nas ideias de Vygotsky, faz-se uma reflexão sobre a educação emocional nas escolas, especificamente sobre a necessidade de incluir - na formação de professores - o papel principal das regras culturais emocionais na dinâmica de exclusão / inclusão de minorias. O artigo conclui com propostas a serem consideradas para uma visão culturalmente sensata sobre inclusão.

Palabras clave : Educação Especial; Transtornos emocionais e comportamentais; Minorias étnicas; Emoção; Educação inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )