SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Emotion and Exclusion: Key Ideas from Vygotsky to Review our Role in a School with a Cultural Diversity Setting1Epistemology in the Formation of Special Education Teachers: an Essay on Teacher Formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SILVA, Jackeline Susann Souza da  and  FERREIRA, Windyz Brazão. Sombreando a Pessoa com Deficiência: Aplicabilidade da Técnica de Sombreamento na Coleta de Dados em Pesquisa Qualitativa1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.185-200. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000200003.

este artigo tem como foco a aplicabilidade da técnica de sombreamento na pesquisa sobre acessibilidade em uma instituição de ensino superior brasileira. No Brasil, esta técnica é ainda pouco conhecida, aplicada e disseminada apesar de sua relevância por alocar o pesquisador sombra dentro da rotina diária do participante. Neste estudo, apresentamos a aplicabilidade da técnica de sombreamento no cotidiano acadêmico de um estudante cego. Os resultados indicam que esta técnica (a) situa o investigador dentro da experiência de vida real do participante, aproximando pesquisadores sem deficiência da realidade vivida pelas pessoas com deficiência; (b) a técnica clarifica e amplia o conceito de acessibilidade na prática porque cruza o discurso oficial ou política de inclusão com aquilo que acontece no ambiente, isto é, a voz da pessoa com deficiência ganha destaque porque é ela que indica o que é ou não acessível; (c) joga o pesquisador dentro de micro-espaços (como sala de aula, refeitórios) que são lugares onde ocorrem relações de poder geradoras de barreiras para aqueles com deficiência e (d) favorece a identificação de barreiras cotidianas e, portanto, contribui para o desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade que auxiliam na diminuição e eliminação dos obstáculos na trajetória universitária de estudantes com deficiência. Conclui-se que a técnica de sombreamento, aplicada ao processo de coleta de dados e produção de conhecimentos com e sobre pessoas com deficiência, contribui para o desenvolvimento de metodologias de pesquisa inovadoras no campo da Educação Especial, Inclusão em Educação e Estudos sobre a Deficiência.

Keywords : Educação Especial; Técnica de Sombreamento; Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )