SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Social Representations on Disability: Perspectives from Physical Education StudentsSystematic Review of Collaborative Research in Special Education in the Brazilian School Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

COUTINHO, Kátia Soares; RODRIGUES, Graciela Fagundes  and  PASSERINO, Liliana Maria. O Trabalho de Colaboradores com Deficiência nas Empresas: com a Voz os Gestores de Recursos Humanos1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.261-278. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000200008.

o protagonismo da pessoa com deficiência tem marcado o espaço escolar, a universidade e o mercado de trabalho, apesar do país ainda ter um longo caminho a ser percorrido. Uma das estratégias para minimizar visões reducionistas que levam em conta apenas o que falta na pessoa com deficiência são as políticas de ações afirmativas que emergem no Brasil a partir dos anos 90. Os dispositivos legais brasileiros e a fiscalização de seu cumprimento pressionam os setores de Recursos Humanos (RH) das empresas a incorporar projetos inclusivos que propiciem a contratação de colaboradores com deficiência. O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que se propôs a descrever as representações de gerentes de RH sobre o trabalho da pessoa com deficiência. Caracteriza-se como um estudo de caso (multicasos), desenvolvido a partir de observações não participantes e entrevistas semiestruturadas com sete gerentes de RH de empresas brasileiras de grande porte. Os resultados revelam que a constituição de preconceitos em relação à pessoa com deficiência contribui para que ela seja percebida como a responsável pelas limitações advindas dessa condição, omitindo-se fatores provenientes de um contexto social que não assume, ainda, a inclusão como compromisso em todos os âmbitos.

Keywords : Educação Especial; Gestor; Mercado de Trabalho; Pessoa com Deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )