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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de  y  MENDES, Eniceia Gonçalves. Revisão Sistemática das Pesquisas Colaborativas em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar no Brasil1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.279-292. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000200009.

a implementação da política de inclusão escolar no Brasil tem produzido mudanças que impactam desde a formação docente até a atenção dada aos alunos do público-alvo da Educação Especial nos contextos escolares. Essas modificações vêm sendo acompanhadas por investigações científicas que buscam evidenciar as características desse processo e os problemas surgidos a partir dele. Aos poucos, os pesquisadores começaram a assumir um papel mais ativo nesse processo de transformação do cotidiano escolar inclusivo, o que levou a um aumento na quantidade de pesquisas colaborativas realizadas na área da Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar. Neste sentido, nosso objetivo foi descrever e analisar o que tem sido produzido pelas pesquisas-ação colaborativas desenvolvidas na área da Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar, no período de 2008 a 2015, tomando como fonte os resumos das teses e dissertações nacionais. Os descritores utilizados foram: pesquisa participante; pesquisa ação; pesquisa colaborativa; pesquisa-ação colaborativa; pesquisa ação crítico-colaborativa; inclusão escolar; e educação especial. A busca foi realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resumos de 41 trabalhos foram analisados com base em um protocolo elaborado para esta investigação. A caracterização das pesquisas evidenciou suas contribuições para a formação dos profissionais que atuam na escola junto aos alunos do público-alvo da Educação Especial; para a inclusão escolar desses alunos; além de apontar as lacunas e possíveis sugestões para a solução de problemas identificados no campo da Educação Especial e da Inclusão Escolar.

Palabras clave : Educação Especial; Inclusão Escolar; Pesquisa-ação.

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