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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
COSTA, Camila de Moura e MUNSTER, Mey de Abreu van. Adaptações Curriculares nas Aulas de Educação Física Envolvendo Estudantes com Deficiência Visual1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.361-376. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000300004.
enquanto componente curricular obrigatório do ensino básico, a Educação Física deve possibilitar aos estudantes com deficiência o acesso ao currículo comum. Esta pesquisa teve como objetivo analisar e descrever as adaptações nos elementos base do currículo comum, empregadas por professores de Educação Física, voltadas à participação de estudantes com deficiência visual. Sob a perspectiva qualitativa, trata-se de um estudo de campo desenvolvido em três escolas da rede regular de ensino em município localizado no interior do estado de São Paulo. A amostra foi constituída por três professores de Educação Física que atuavam no ensino fundamental e quatro estudantes com deficiência visual. Os dados foram coletados por meio das técnicas de observação sistemática e entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi baseado em análise de conteúdo. Os resultados obtidos nessa pesquisa evidenciaram a escassez e até mesmo a inexistência de adaptações curriculares voltadas às necessidades dos estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física. Conclui-se que a ausência de adaptações curriculares nas aulas de Educação Física implica em barreiras de acesso e constitui em impedimento para o aproveitamento da aprendizagem por parte dos estudantes com deficiência visual.
Palavras-chave : Educação Especial; Educação Física; Inclusão Escolar; Deficiência visual.