SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Adaptações Curriculares nas Aulas de Educação Física Envolvendo Estudantes com Deficiência Visual1Avaliação e Inclusão na Pré-Escola: Experiências e Concepções de Professoras sobre a Utilização de um Sistema de Acompanhamento das Crianças1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

GOMES, Camila Graciella Santos; SOUZA, Deisy das Graças de; SILVEIRA, Analice Dutra  e  OLIVEIRA, Ianaiara Marprates. Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.377-390. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000300005.

o estudo avaliou os efeitos do primeiro ano de Intervenção Comportamental Intensiva no desenvolvimento de 9 crianças com autismo, com idades entre 1 ano e 3 meses e 2 anos e 11 meses, atendidas por um centro brasileiro especializado. A intervenção, conduzida por aproximadamente 15 horas semanais, foi realizada na residência dos participantes por meio da capacitação dos cuidadores. As crianças foram avaliadas pelo Psychoeducational Profile-Revised - PEP-R e pelo Inventário Portage Operacionalizado- IPO, no início e ao término da intervenção. Os dados foram analisados individualmente e os resultados indicaram ganhos no desenvolvimento de todas as crianças, embora em graus variados.

Palavras-chave : Educação Especial; Autismo; Análise Comportamental; Estimulação Precoce; Cuidador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )