SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Experience of Visual Disabilities in the Physics Room of the Museum of Sciences of The State University of MaringáRelationship Between Creativity and Giftedness: a Critical Analysis of Literary Productions from 2005 To 2015 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva; MINETTO, Maria de Fátima Joaquim  and  GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.439-454. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000300009.

o objetivo deste artigo é fazer uma revisão sistemática de literatura a fim de analisar produções científicas que abordam as funções executivas (FE) e a dislexia. O método consiste num levantamento de artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde, no Portal de Periódicos da CAPES e na PUBMED. Foram selecionados 28 trabalhos, sendo 9 do PUBMED, 14 dos Periódicos da CAPES, 4 da BVS e um manualmente. Resultados indicaram que os estudos selecionados não avaliam as FE da mesma forma. Alguns avaliam as FE como um componente global, o qual demonstra pouca diferença comparando os disléxicos a leitores típicos, outros avaliam os componentes principais das FE, que são o Controle Inibitório, a Flexibilidade Cognitiva e a Memória de Trabalho (MT), e um terceiro grupo de estudos avalia a MT também em seus subcomponentes: MT visuoespacial, executivo central e MT verbal ou fonológica. É possível concluir que o estudo das FE em disléxicos está em pleno desenvolvimento. Nos últimos 5 anos, o interesse nesta temática aumentou, inclusive no Brasil, expresso pelo aumento no número de estudos publicados. Porém, ainda há muito que se conhecer, principalmente sobre o efeito de intervenções envolvendo as FE.

Keywords : Educação Especial; Funções Executivas; Dislexia; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )