SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Accessible University: the Deaf Students of Secondary Education Have the FloorInterlocutor Teachers and Deaf Education: Inclusion in São Paulo State Public Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

FACHINETTI, Tamiris Aparecida; GONCALVES, Adriana Garcia  and  LOURENCO, Gerusa Ferreira. Processo de Construção de Recurso de Tecnologia Assistiva para Aluno com Paralisia Cerebral em Sala de Recursos Multifuncionais1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.547-562. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000400006.

de acordo com o Programa de Implementação de Sala de Recursos Multifuncionais, a Tecnologia Assistiva está disponível para o Atendimento Educacional Especializado e cabe ao professor da Educação Especial implementar os recursos e planejar seu uso, com metodologias e estratégias de ensino que contemplem as necessidades dos alunos do público-alvo da Educação Especial. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo implementar e avaliar um recurso de Tecnologia Assistiva para um aluno com Paralisia Cerebral de forma colaborativa com a professora da Sala de Recursos Multifuncionais, por meio do fluxograma apresentado na literatura. Para isso, diversos procedimentos metodológicos foram realizados: 1) entrevista com a professora; 2) avaliação do aluno; e, 3) filmagens dos atendimentos na Sala de Recursos Multifuncionais. Os resultados mostraram a eficácia de seguir corretamente as etapas do fluxograma, o benefício da Tecnologia Assistiva para o atendimento de alunos com Paralisia Cerebral, a importância de acompanhar o processo de confecção e, principalmente, avaliação do uso do recurso. Verificou-se também a influência dos tipos de estratégias de ensino que a professora utilizava no processo de ensino aprendizagem do aluno com Paralisia Cerebral.

Keywords : Educação Especial; Sala de Recursos; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )