SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Universidade Acessível: com a Voz os Estudantes Surdos do Ensino Médio1Professores Interlocutores e Educação de Surdos: a Inclusão na Rede Estadual Paulista1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

FACHINETTI, Tamiris Aparecida; GONCALVES, Adriana Garcia  e  LOURENCO, Gerusa Ferreira. Processo de Construção de Recurso de Tecnologia Assistiva para Aluno com Paralisia Cerebral em Sala de Recursos Multifuncionais1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.547-562. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000400006.

de acordo com o Programa de Implementação de Sala de Recursos Multifuncionais, a Tecnologia Assistiva está disponível para o Atendimento Educacional Especializado e cabe ao professor da Educação Especial implementar os recursos e planejar seu uso, com metodologias e estratégias de ensino que contemplem as necessidades dos alunos do público-alvo da Educação Especial. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo implementar e avaliar um recurso de Tecnologia Assistiva para um aluno com Paralisia Cerebral de forma colaborativa com a professora da Sala de Recursos Multifuncionais, por meio do fluxograma apresentado na literatura. Para isso, diversos procedimentos metodológicos foram realizados: 1) entrevista com a professora; 2) avaliação do aluno; e, 3) filmagens dos atendimentos na Sala de Recursos Multifuncionais. Os resultados mostraram a eficácia de seguir corretamente as etapas do fluxograma, o benefício da Tecnologia Assistiva para o atendimento de alunos com Paralisia Cerebral, a importância de acompanhar o processo de confecção e, principalmente, avaliação do uso do recurso. Verificou-se também a influência dos tipos de estratégias de ensino que a professora utilizava no processo de ensino aprendizagem do aluno com Paralisia Cerebral.

Palavras-chave : Educação Especial; Sala de Recursos; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )