SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Modelagem em Vídeo para o Ensino de Habilidades de Comunicação a Indivíduos com Autismo: Revisão de Estudos1Atividade Lúdica na Fisioterapia em Pediatria: Revisão de Literatura1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SILVA, Jackeline Susann Souza da  e  GONZALEZ-GIL, Francisca. Acessibilidade, Gênero e Educação Superior: Indicativos Procedentes das Investigações Científicas1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.607-622. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000400010.

o presente artigo objetiva apresentar uma revisão de literatura da produção que articula acessibilidade, gênero e educação superior, publicada de 2013 ao período atual. Para situar o objeto de estudo dentro da ampla divulgação de trabalhos científicos, os pesquisadores necessitam eleger um método que contemple informações pertinentes e respalde o problema de pesquisa. Essa fase da investigação, portanto, envolve a escolha de critérios para a gestão de buscas e de procedimentos para comparação, tipificação e análise das publicações entre si e com a pesquisa que se pretende desenvolver. Nesse contexto, é propósito deste texto divulgar uma alternativa de desenho de revisão feita a partir da categorização e análise realizadas por meio do Programa NVivo 11 e da leitura pormenorizada de 72 pesquisas desenvolvidas em Brasil, Espanha, Colômbia, Chile, México e Canadá. Com o software de busca, a identificação das palavras mais frequentes permitiu a elaboração de um mosaico conceitual que guiou a discussão da pesquisa em questão. Já as palavras ausentes e que são importantes para o desenvolvimento da tese - como gênero, feminismo e mulher - revelam a emergência de introduzir estes termos em um trabalho investigativo. O resultado desta revisão de literatura mostra que o estudo sobre acessibilidade na educação superior é desenvolvido em predominância por mulheres e que a multidimensionalidade do sentido da acessibilidade faz com que os pesquisadores busquem respostas em outros campos, saindo assim, dos limites da hiperespecialização da Educação Especial. Esse aspecto pode contribuir para a inovação e avanço do conhecimento em foco.

Palavras-chave : Educação Especial; Revisão de Literatura; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )