SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Luso-Brazilian Comparative Study on Initial Education of Teachers in High Abilities/Giftedness With Focus on Curricular ContentsBibliographical Survey on Special Education and Teaching Science in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

PETRONI, Natalia Nascimento; BOUERI, Iasmin Zanchi  and  LOURENCO, Gerusa Ferreira. Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.327-342.  Epub July 01, 2018. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000300002.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a transição da prancha de comunicação em papel para a prancha de comunicação no tablet para uma jovem com paralisia cerebral, tendo em vista verificar a efetividade do uso desse recurso de tecnologia assistiva como um equipamento alternativo para a comunicação. Participou do estudo uma jovem com paralisia cerebral usuária de prancha de comunicação em papel tendo como material para construção uma pasta, velcro e cartões de palavras. Foi utilizado um delineamento de comparação entre intervenções com reversão com as seguintes fases experimentais: A1. e A2. não há intervenção; B. implementação de acessibilidade ao tablet; BC. implementação de acessibilidade ao tablet somada a órtese de posicionamento; BCD1. e BCD2. implementação de acessibilidade ao tablet somada à órtese de posicionamento e às modificações na mesa de apoio. Ao investigar o uso do tablet associado aos recursos de tecnologia assistiva implementados os resultados alcançados indicam dados positivos quanto aos procedimentos de ensino estabelecidos para a implementação do tablet em substituição à prancha em papel.

Keywords : Educação Especial; Sistemas de Comunicação; Paralisia Cerebral.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )